segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Datas festivas


Uma das variadas dores de cabeça dos educadores são: datas festivas!

Ora agora o Natal, depois o Dia de Reis, mais tarde o Carnaval, o Dia dos Namorados (muitos festejam o dia dos amigos), o Dia do Pai…. E ficava aqui o dia todo….

O Dia do Pai está a chegar, e com ele as prendinhas que se têm de criar para que as crianças possam entregar aos respetivos pais.. 

Existem muitas ideias que se podem por em prática para se oferecer nesta data, eu vou dar a conhecer uma que foi realizada no meu estágio em Jardim-de-Infância (3-6 anos).

Foi uma ideia que gostei muito, partiu da Educadora e não de mim, embora o embrulho tenha sido feito com uma técnica que dei a conhecer, e ensinei as crianças a fazer.

A prenda consistiu num íman para o frigorífico (ou outra superfície metálica), onde as crianças se desenharam a si com o seu pai, embrulhada num papel pintado com técnica de sopro de tinta, e um cartão.

Passo a mostrar algumas fotos dos passos realizados:

 
Aqui pode-se ver o íman colado à parte de trás da placa de madeira.

Posteriormente cada criança escolheu uma cor para poder pintar toda a superfície da placa, e deixou-se a secar.

Enquanto as placas secavam, tratamos dos papeis para os embrulhos. Foram distribuídas folhas às crianças e uma palhinha. Esta técnica consiste em deixar cair pequenos salpicos de tinta com um pincel sobre a folha, e depois com a ajuda da palhinha, espalhar a tinta ao longo de toda a folha.

Heis alguns resultados...

...

...

...

Depois cada criança desenhou-se a si e ao seu pai na placa que iriam oferecer.

Estes foram alguns dos resultados finais das placas, já pintadas pelas crianças.

Embrulhamos as prendas com o papel anteriormente criado...

E juntamos um cartão...

Explicando mais um pouco do cartão, o picotado foi desenhado pelo adulto, mas foram as crianças que o picotaram (com a supervisão de um adulto sempre), deixamos um espaço tanto em cima como em baixo para desenharem o que quisessem e por fora escrevi "Eu gosto muito de ti", enquanto lia às crianças o que estava a dizer, e por dentro elas escreveram "PAI".

Aqui houve um certo "conflito" com a Educadora Cooperante.. Eu achei que tinha muito mais sentimento ser a criança a escrever, embora a primeira frase fosse muito comprida, pensei que pelo menos a palavra "PAI" a criança poderia escrever. Mas a Educadora disse para ser eu a fazer tudo para poupar tempo! Não entendi! Não é suposto ser algo que a criança possa fazer, e que possa aprender? Poupar tempo?
Eu não quis poupar tempo, e decidi que cada uma deveria escrever pelo menos essa palavra...

Para que a sala tivesse também um pouco de trabalho exposto, e após termos visto em vídeo a história "Pê de Pai"

as crianças desenharam o que mais gostam de fazer com o seu pai...




E vocês, o que é que já fizeram nesta data? O que vão fazer este ano? O que pensam destas datas festivas?

Fico a espera dos vossos comentários...

Sem comentários:

Enviar um comentário